O Meninas na Computação é um evento promovido pelo grupo #include<girls> durante a semana acadêmica da Faculdade de Computação.
Atividades:
- Quarta-feira, 26/11/2025, 19h (online) - Palestra: "IA e Computação Quântica: A Revolução da Próxima Fronteira"
- Resumo: Prepare-se para entender a colaboração mais poderosa da tecnologia moderna. Esta palestra explora como a Computação Quântica promete desbloquear capacidades sem precedentes para a Inteligência Artificial, resolvendo problemas que hoje são intratáveis. Vamos mergulhar no potencial das redes neurais quânticas e como essa sinergia redefinirá campos como a descoberta de medicamentos e a otimização logística, traçando o mapa para um futuro de inovação exponencial e processamento ultrarrápido.
- Palestrante: Dra. Ana Paula Appel
- Minibiografia: Ana Paula Appel é Senior AI Specialist Solutions Architect na Red Hat e Quantum Ambassador. Doutora em Ciência da Computação pela USP, possui mais de 15 anos de experiência impulsionando inovação em IA e computação quântica. Durante seus 13 anos na IBM, foi reconhecida três vezes como Master Inventor, com mais de 60 patentes (sendo mais de 30 concedidas). Seu impacto técnico e liderança foram reconhecidos pela Society of Women Engineers (SWE), que destacou suas patentes por cinco anos consecutivos e lhe concedeu o Prism Award em 2024 por 15 anos de contribuições à computação.

- Quinta-feira, 27/11/2025, às 15h30 (online) - Palestra: “Liderança Feminina em TI: Construindo Caminhos em um Mundo Digital”
- Resumo: Como construir uma carreira sólida na computação sendo mulher? Nesta palestra, vamos explorar desde os primeiros passos na vida acadêmica até a atuação no mercado de tecnologia, abordando oportunidades, habilidades essenciais, desafios enfrentados e estratégias para se posicionar profissionalmente. Além disso, compartilharei minha própria trajetória, da formação ao desenvolvimento da carreira, destacando aprendizados, decisões, obstáculos superados e os caminhos que me trouxeram até aqui. O objetivo é orientar, fortalecer e incentivar a participação feminina em uma área em constante evolução, mostrando que é possível construir uma carreira relevante, inspiradora e de impacto na computação.
- Palestrante: Dra. Mislene Dalila
- Minibiografia: Mislene Dalila da Silva é doutora em Engenharia Elétrica pela UFU, com trajetória marcada pela inovação e desenvolvimento tecnológico. Professora, pesquisadora e consultora, atua nas áreas de IA, Sistemas de Informação e Tecnologias Educacionais, unindo ciência, propósito e impacto social. Coordenadora do setor de Desenvolvimento de Sistemas do UNIPAM, lidera equipes e projetos estratégicos que impulsionam a transformação digital da instituição. É coautora do VerificaSUS, projeto de seu pós-doutorado voltado ao combate à desinformação em saúde, e participa de iniciativas que utilizam tecnologia para gerar mudanças reais e inspirar novas gerações.

- Quinta-feira e Sexta-feira, 27 e 28/11/2025, das 14 às 17h (Laboratório 4, Bloco 1B): Minicurso de Introdução à programação em Python para alunas do ensino médio
- Sexta-feira, 28/11/2025, às 18h (Auditório 5S) - Painel "Inteligência Artificial: Impactos e Oportunidades"
-
Fabiola Pereira: é doutora (2018) e mestre (2011) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia, Brasil. Atuou como pesquisadora visitante (2016) no Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão, INESC TEC, Portugal. A Prof.ª Fabiola possui 8 anos de experiência na indústria, tendo atuado como líder em ciência de dados, oferecendo consultorias técnicas nas áreas de dados e IA para grandes empresas. Atualmente, é professora adjunta na Universidade Federal de Uberlândia (Brasil), atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação como orientadora de mestrado e doutorado. Seus interesses de pesquisa envolvem o uso de técnicas de mineração de dados para compreender dinâmicas de comportamento de usuários. Principais áreas de atuação: Personalização, Modelos de Linguagem e Análise de Redes Sociais. -
Bruna Moreira: atua como pesquisadora sênior em inteligência artificial na multinacional alemã SAP, onde seu principal foco é impulsionar a inovação em produtos por meio da aplicação de machine learning e ciência de dados, aprimorando desempenho, experiência do cliente e confiabilidade das soluções. Ela possui doutorado pela Universidade de Melbourne, na Austrália, onde viveu pelos últimos cinco anos e também concluiu seu pós-doutorado, ambos na área de Machine Learning aplicado ao desenvolvimento de imunoterapias e vacinas para doenças infecciosas. É graduada e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com ênfase em Processamento Digital de Sinais, e possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Bruna também possui experiência anterior no setor de telecomunicações, atuando na implantação de projetos de redes de acesso e core, além de liderar equipes técnicas na Algar Telecom e na Huawei Technologies. -
Júlia Borges: atua como Cientista de Dados Senior e liderança técnica na Neoway, uma empresa B3, há mais de 3 anos. Trabalha tanto em soluções de MLaaS quanto em modelos preditivos, ambos na área de Sales & Marketing. Possui mestrado em Pesquisa Operacional combinada com Algoritmos Evolutivos pela Universidade Estadual de Campinas (FEEC/UNICAMP) e graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É doutoranda pela UNICAMP na área de Mineração de Dados, com foco em Bi-clusterização.
-